Glossário

a) Fórum
O Fórum possibilita o esclarecimento de dúvidas específicas e troca de conhecimentos e informações através das mensagens postadas por alunos e professores. Esta ferramenta possui a característica de não necessitar que os elementos envolvidos na discussão estejam on-line simultaneamente, uma vez que as mensagens ficam armazenadas para verificações futuras.
Todos os participantes têm acesso aos temas postados para discussão e às mensagens postadas. Assim, podem inserir sua opinião em qualquer nível da discussão, seja em relação ao título ou a uma mensagem.
O Fórum permite a inclusão de diversos temas para discussão simultaneamente. A edição do fórum permite ao usuário alterar os campos informados na criação do fórum: nome, descrição e situação.

b) Agenda
É um recurso utilizado como um mural de compromissos, onde os professores colocam datas de realização de provas, trabalhos, debates ou quaisquer outras atividades que devam ser avisadas com antecedência. Através desse recurso, o aluno tem acesso às datas e respectivas atividades que serão realizadas.

c) Chat
O Chat, assim como o Fórum, possibilita esclarecimento de dúvidas, discussão acerca de temas já abordados, troca de informações entre alunos e professores, só que em tempo real, já que é necessário que todos estejam on-line ao mesmo tempo.
O chat é um poderoso recurso para conferências entre docentes e discentes. Todas as transcrições do debate realizado ficam armazenadas nos logs, permitindo ao professor posteriormente recuperar informações sobre a participação efetiva dos alunos e temas abordados durante a discussão.
Os chats permitem a disponibilização de várias salas. Uma sala é um local onde os usuários que possuem permissão, acessam para discutir sobre tema proposto na criação da sala.

d) FAQ
O FAQ é uma ferramenta que serve para que os usuários esclareçam suas dúvidas de forma rápida. Nele são postados os questionamentos que surgem com maior freqüência, sejam eles no Fórum e/ou Chat. Somente o professor pode postar uma mensagem e a sua resposta, uma vez que este será um recurso que o aluno utilizará para recorrer a um esclarecimento fundamentado.

e) Mural
O Mural é um recurso semelhante a um quadro de avisos onde o professor pode realizar a postagem de mensagens e posteriormente excluí-las.
Material de Apoio
Este recurso permite que professores possam disponibilizar materiais de complementação teórica. Esse material pode ser um arquivo ou um endereço da Internet. Esse recurso leva os alunos a interagirem ainda mais com o ambiente virtual em busca de novas informações para construção de seus conhecimentos, através do material cadastrado.

g) Mala Direta
O recurso mala direta auxilia na tarefa de envio de mensagens. Através dela, é possível verificar todos os usuários cadastrados na entidade e enviar um e-mail simultaneamente a todos os usuários selecionados.

h) Diário de Classe
O diário de classe é uma ferramenta que permite ao responsável por uma entidade registrar frequência e notas de usuários cadastrados.
A Lista de Frequência possui duas tabelas: Tabela de Aulas e Tabela de Frequência.
A tabela de aulas lista as aulas cadastradas pelo professor da disciplina, com os dados de data, título da aula e a quantidade de aulas deste dia.
A tabela de frequências apresenta os alunos matriculados e quantidade de faltas que possuem em cada aula, o total de faltas e o percentual que estas faltas

i) Trabalho Colaborativo
O Trabalho Colaborativo permite uma interação entre professor e alunos através de um processo semelhante ao fórum. Porém este recurso permite que a comunicação entre as partes possa ocorrer de forma direcionada de ambos os lados, ou seja, professor–aluno, ou aluno–professor. Por exemplo, caso um aluno deseja contatar um professor, mas não quer que o restante da turma veja a mensagem, ele seleciona a opção de envio em particular.
Outro importante diferencial é a possibilidade de trocas de arquivos através desse recurso. Sendo muito útil para situações de entrega de trabalhos.
O trabalho colaborativo permite que mensagens postadas sejam respondidas. Isto pode ser feito de forma direcionada, apenas para determinado grupo, ou de forma geral, abrangendo todos os membros.

j) Tópicos
Através dos tópicos, o professor pode estruturar a disciplina em diversos módulos. Estes módulos suportam listas de exercícios e materiais.

k) Caixa de Ferramentas
A caixa de ferramenta é o local onde o professor terá um acesso mais rápido aos itens listados nela:
Meus Dados
O item Meus Dados contém os dados do usuário que está logado.
Alterar Senha
Esta opção permite ao usuário a troca da senha sem a necessidade de saída do sistema ou a solicitação de geração da senha.
Listagem
A listagem de acessos permite aos docentes um acompanhamento dos acessos ao sistema efetuado pelos discentes.
Existem dois tipos de filtros para essa consulta:
- lista de acessos: apresenta opções da listagem por intervalos de tempos;
- tipo de listagem: a resumida apresenta todas as entradas e saídas do sistema feitas pelos usuários e, a completa apresenta apenas uma média do tempo de permanência no sistema de cada usuário.